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Articulando soluções

Os problemas sociais brasileiros são diversos, mas as próprias comunidades têm encontrado soluções para resolver muitos deles

Outubro/2001

Edição 25

 

Já foram certificadas 128 tecnologias sociais, das quais 80%
propõem soluções nas áreas de educação, saúde e renda

O Brasil é um país de contrastes, que convive com uma variedade incomum de problemas sociais. Na região do semi-árido, por exemplo, a escassez de água e a conseqüente falta de alimentos impacta a realidade de milhões de pessoas. Já nas grandes metrópoles, principalmente no Sudeste do país, a dificuldade em gerar postos de trabalho e renda, aliada aos baixos níveis educacionais, acarreta resultados sombrios, como o aumento da miséria e da violência urbana. No Norte temos como um dos principais desafios o desenvolvimento sustentável das populações, sem que isso represente danos ao meio ambiente.
Presente em cada uma dessas regiões, o Banco do Brasil conta com uma rede em distribuição espalhada por aproximadamente 8 mil pontos de atendimento. É uma instituição que conhece tanto a realidade das grandes cidades quanto das mais distantes localidades do interior. Este foi um dos principais fatores que levaram a Fundação Banco do Brasil a criar o Banco de Tecnologias Sociais.
O objetivo é aproveitar a presença nacional e a capilaridade do conglomerado BB, para atuar como articuladora social, disseminando experiências de sucesso que possam ajudar na transformação social do país.
O trabalho a ser feito é complexo, mas a estratégia é simples: difundir soluções inovadoras e de baixo custo para problemas em áreas que vão da educação à saúde, da geração de energia à questão ambiental, da mortalidade infantil à falta de trabalho e renda.
Para isso foi lançado o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social que, em sua primeira edição, certificou 128 tecnologias sociais brasileiras, já implementadas e com resultados comprovados. São ações desenvolvidas por prefeituras, universidades, centros de pesquisa, institutos, associações comunitárias e outras instituições sem finalidade lucrativa.



As soluções são encontradas
pela própria sociedade



Esse resultado demonstra que, num país em que os problemas sociais são inúmeros e imensos, multiplicam-se, também, as soluções encontradas pelas próprias comunidades para resolvê-los.
É interessante destacar que 80% das tecnologias certificadas propõem soluções nas áreas de educação, saúde e renda, fatores que constituem os pilares do Índice de Desenvolvimento Humano (I.D.H.), perspectiva sob a qual o Brasil ocupa uma desconfortável 69ª posição entre 162 países. De todas as regiões, surgem dezenas de possibilidades para melhorar as condições de vida dos brasileiros.
O Banco de Tecnologias Sociais tornará visível toda essa criatividade, genuinamente nacional. Uma base de dados que integrará o conhecimento popular e a pesquisa científica. Nele, serão cadastradas todas as tecnologias selecionadas pelo Prêmio Tecnologia Social, e toda a sociedade poderá conhecê-las, acessando o site da Fundação Banco do Brasil www.cidadania-e.com.br.
Com esta iniciativa, a Fundação Banco do Brasil vem mostrar à sociedade que já existem, sim, soluções de sucesso para questões como analfabetismo, evasão escolar, falta de saneamento, degradação ambiental, escassez de água e energia. O que falta é disseminá-las, levá-las para onde estão os problemas.
Para isso, é imprescindível dialogar com os diferentes segmentos: meios de comunicação, cientistas, pesquisadores, empresários, governantes, representantes da sociedade civil.
Criar oportunidades, promover o debate social, aproximar as diferentes realidades nacionais. E estar em cada canto deste país de tamanho continental que é o Brasil.

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